domingo, 24 de julho de 2011

COMUNIDADES - Filme de Quinta do mês de Julho


“A periferia da TV é poética, mas a vida na periferia real é prosa. No folhetim Global o homem de periferia se resigna, é feliz, contenta-se com o pouco que tem e sabe ficar em seu lugar. Ou, talvez, o homem que parte de baixo e atinge o topo, o self made man. Concordo que o homem periférico em carne e osso não se entrega, vai à luta e faz o que pode e o que não pode para sobreviver. A periferia não tem duas caras e não se sabe quem ali depositou a fábula cujo enredo entoa loas à convivência harmoniosa entre seus moradores. A vida no arrabalde é cobra comendo cobra, luta encarniçada por sobrevivência, por espaço, por emprego, por dignidade.”
Sobre a Periferia
Cléber Sérgio de Seixas

A Comunidade, dentro das relações centro-periferia, é a palco de brilhantes manifestações na construção de identidades sociais.  Neste sentido a programação COMUNIDADES, do Filme de Quinta no mês de julho, expõe na projeção as relações existentes nos bairros distantes do poder central.

O Lixão sai, a gente fica.
22 min, 2010, colorido, Documentário
Direção Marcelo Pedroso

As gravações ocorreram entre abril e junho de 2010, e apresenta a situação dos catadores de materiais recicláveis da Vila Emater em Maceió, após o fechamento do lixão pela prefeitura. O fortalecimento da cooperativa, a luta pela implantação da coleta seletiva e a resistência pelo direito à moradia fazem parte do horizonte desses trabalhadores em um momento que precisam reconstruir suas referências de vida.
A produção cinematográfica é uma realização do Centro de Educação Ambiental São Bartolomeu (Ceasb) em parceria com a Cooperativa de Catadores da Vila Emater (Coopvila), e contou com o patrocínio do Ministério do Meio Ambiente e do Fundo Nacional do Meio Ambiente.

Debaixo da Luz do Sol
11min22seg, 2008, Colorido, Documentário.
Direção Govinda Maya Millán

Um passeio panorâmico sobre as diversas realidades do município de Marechal Deodoro

Iraque – Terra da Esperança
11min57seg, 2008, Colorido, Documentário
Direção Douglas Nogueira

Um bairro cheio de esperanças e com fama de campo de batalha.
 
Miró – Preto, Pobre, Poeta e Periférico
22min, 2007, Colorido, Documentário

“O Projeto Cultural "Miró: Preto, pobre, poeta e periférico", é um documentário captado em formato digital, mostrando a trajetória de vida e artística do poeta recifense João Cláudio Flávio Cordeiro da Silva conhecido como “Miró”, que teve como alternativa de vida a poesia.
O filme mostra o forte conteúdo social de seus poemas, através de intervenções poéticas com o próprio autor, em diversos pontos da cidade, desde o centro histórico, até as mais novas favelas, onde foram captadas as imagens do cotidiano correlacionadas com seus poemas. Uma forma de documentar o hoje da cidade, sua geografia e suas pessoas, o modo de viver e o modelo de vida.
Miró, desde 1985, vem publicando seus poemas de forma alternativa e recitando-os em praças, bares, eventos culturais, escolas e universidades de todo o Brasil. Tem participação em várias coletâneas poéticas do país, sendo atualmente um dos mais representativos e atuantes poetas de Pernambuco, um dos coordenadores do projeto “Marginal Recife”, da Prefeitura da Cidade que, nos últimos três anos, lançou 30 “poetas marginais”.


Serviço

O Lixão sai, a gente fica.
Debaixo da Luz do Sol
Iraque – Terra da Esperança
Miró – Preto, Pobre, Poeta e Periférico


Projeto Filme de Quinta – COMUNIDADES

Data: 28 de julho

Local: Anexo Music Bar, Avenida Menino Marcelo, 09, serraria (Início da Via Expressa)

Horário: 20h

Entrada Franca!

Mais informações:  3328-4812 / 8878-1465

Nenhum comentário: