domingo, 17 de julho de 2011

COMUNIDADES - Filme de Quinta do mês de Julho




“A cidade grande precisa dos braços baratos que a periferia possui em profusão. Mas a cidade grande também vomita homens, regurgita os desvalidos na periferia quando assim lhe convém, quando não os quer mais poluindo a paisagem, quando os espaços que ocupam nos guetos vão se transformar em viadutos.
O homem da periferia cansa mais indo ao trabalho do que trabalhando. Dorme no ônibus, cochila no metrô. Transportado feito gado, premido, espremido, quando não apanha para entrar no trem. As crianças da periferia não conhecem seus pais, só vultos que chegam a noite em casa depois de uma extenuante jornada laboral. A casa já não é casa, é dormitório. Diálogo com os filhos? Como, se o horário urge o descansar?”
Sobre a Periferia
Cléber Sérgio de Seixas

A Comunidade, dentro das relações centro-periferia, é a palco de brilhantes manifestações na construção de identidades sociais.  Neste sentido a programação COMUNIDADES, do Filme de Quinta no mês de julho, expõe na projeção as relações existentes nos bairros distantes do poder central.

Lurdinha, a vendedora de ilusões
Direção: Cesar Cavalcanti
26 min. 2007, Documentário

Ilha de Santa Catarina, Florianópolis. Lurdinha, uma mulher de aproximadamente 40 anos, vestida elegantemente, vende bilhetes de loteria no centro da cidade. Uma abordagem poética conduzida pelos relatos do cotidiano de Bernardo Soares, um dos heterônimos de Fernando Pessoa, sobre a importância de personagens que poderiam ficar no anonimato, mas que se tornam um elo entre a vida privada e coletiva da população urbana.

Na corda bamba
Direção: Marcos Buccini
5 min. 2006, Animação

Uma pequena fábula sobre a frieza da vida moderna e a tentativa de manter a alegria.

Oficina Perdiz
Direção: Marcelo Díaz
20 min. 2006, Documentário

SCRN 708/9. Entre os Blocos C e D. Área pública. Brasília-DF. Durante o dia, Perdiz tem uma oficina mecânica. À noite, desde 1969, abre o espaço para a exibição de peças teatrais. Mas, para a prefeitura da cidade, continua irregular.

Paola
Direção: Eduardo Chaves
18 min. 2004, Documentário

José Bento dos Santos é um jovem que vive num povoado rural de 1.800 habitantes, com um dos piores Indicadores de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil. Lá é conhecido como Paola. Nas palavras da agricultora Sonia, sua vizinha, o que Paola tem de diferente dos outros habitantes da cidade é que “ele só conversa coisa de mulher”.


Porr Gentileza
Direção: Dado Amaral
14 min e 14 seg. 2002, Documentário

O filme documenta a experiência do diretor que incorpora seu personagem, o Profeta Gentileza, e sai à rua para interagir com as pessoas. Marcante personagem da cidade do Rio de Janeiro, o Profeta Gentileza atuava no “lado B” da cidade, pregando que “Gentileza gera gentileza”.

Truques, xaropes e outros artigos de confiança
Direção: Eduardo Goldenstein
15 min e 55 seg. 2003, Ficção

No Largo da Carioca, centro do Rio, o encontro entre um vendedor de bonecos, um mágico e um vendedor de xaropes levanta a questão da confiança entre os homens.


Serviço

Projeto Filme de Quinta – COMUNIDADES

Truques, xaropes e outros artigos de confiança
Na corda bamba
Oficina Perdiz
Paola
Porr Gentileza
Lurdinha, a vendedora de ilusões

Data: 21 de julho

Local: Anexo Music Bar, Avenida Menino Marcelo, 09, serraria (Início da Via Expressa)

Horário: 20h

Entrada Franca!

Mais informações:  3328-4812 / 8878-1465  / 9926-0573 http://cinefilmedequinta.blogspot.com/

2 comentários:

Claudinha disse...

Nesta quinta estarei lá!

Ernani Viana da Silva Neto disse...

Valeu Claudinha