segunda-feira, 11 de julho de 2011

Bairros Distantes - COMUNIDADES - Filme de Quinta‏




A periferia abraça, circunscreve, cerca, ameaça e deixa apreensiva a cidade grande. É um amontoado de gente, gente sobre gente disputando espaço. Cresce desordenadamente, sobe morros, avança sobre calçadas, toma de assalto áreas comuns; constrói enquanto desconstrói. O homem da periferia não entende o porquê de tanto aperto, nem o preço salgado da terra, nem tampouco porque há tanto espaço livre, tão pouca gente no campo e tanta gente na cidade se espremendo em edificações que dariam inveja a Gaudí.
Sobre a Periferia
Cléber Sérgio de Seixas

A Comunidade, dentro das relações centro-periferia, é a palco de brilhantes manifestações na construção de identidades sociais.  Neste sentido a programação COMUNIDADES, do Filme de Quinta no mês de julho, expõe na projeção as relações existentes nos bairros distantes do poder central.

O Preço da luz é um roubo
9 min, 2008, Documentário
Direção Coletiva – Brigada Audiovisual da Via Campesina
O atual modelo energético que impõe altíssimas tarifas a ser pagas pela população, expulsa trabalhadores de suas comunidade e agride o meio ambiente é o tema desta produção. O vídeo mostra, de uma maneira didática e divertida, como este modelo favorece as grandes empresas em detrimento do povo brasileiro.

Nas Margens
11:51 min, 2008, Documentário
Direção: Súrya Namaskar e Tamires Pedrosa
Nas Margens mostra um pouco da realidade de uma comunidade as margens da AL 101 Sul.

Nome idade profissão e onde mora
9:35 min, 2009, Documentário
Direção Coletiva - Ateliê Sesc de Cinema
Nome, Idade, Profissão, Onde Mora conta a história do ambulante que, após um tempo em busca de um emprego formal, acabou se tornando vendedor no Centro de Maceió, é mostrada em pouco mais de 11 minutos. O homem sai diariamente de casa, no bairro ABC, pega o trem e segue para seu local de trabalho, onde vende guloseimas e demonstra sua fé.

ABC, memórias de uma vila
10:19 min, 2009, Documentário
Direção Coletiva - Ateliê Sesc de Cinema
Documentário que faz um resgate da memória da comunidade do ABC, onde através de entrevistas com os moradores mais antigos do local, o filme consegue traçar um panorama da formação da vila e trazer de volta personagens que foram destaques para a história local. Com um olhar bastante sensível, o documentário atenta para a importância de manter viva a memória de um grupo para manter viva a própria identidade.

Comunidade Boca do Mamirauá: Um pouco da nossa vida por nós mesmos...
15:20 min, 2009, Documentário
Direção: Moradores da Comunidade Boca do Mamirauá
O filme retrata alguns aspectos do cotidiano de uma comunidade ribeirinha da Amazônia, a maior floresta tropical do mundo. Os temas tratados são: a cheia de 2009, uma das experiências mais difíceis por que passaram desde que se fixaram no local; a mudança da sede do Chapéu da Palha, um espaço dedicado à venda do artesanato produzido na própria Comunidade; e por fim, a Rádio Comunitária, um importante instrumento de Comunicação para os ribeirinhos da região. Quem conta essa história são os próprios moradores da Comunidade Boca do Mamirauá, que fica na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, no Amazonas.


Serviço

Projeto Filme de Quinta – COMUNIDADES

O Preço da luz é um roubo
Nas Margens
Nome idade profissão e onde mora
ABC, memórias de uma vila
Comunidade Boca do Mamirauá: Um pouco da nossa vida por nós mesmos...

Data: 14 de julho

Local: Anexo Music Bar, Avenida Menino Marcelo, 09, serraria (Início da Via Expressa)

Horário: 20h

Entrada Franca!

Mais informações:  3328-4812 / 8878-1465 

Nenhum comentário: