segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Agosto de Hermano Figueiredo no Filme de Quinta


Mais um mês temático no projeto Filme de Quinta. A Faixa deste mês conta com a participação de um dos principais dirigentes do movimento cineclubista brasileiro, Hermano Figueiredo. Agosto de Hermano Figueiredo vem expor na projeção o que há de melhor em sua produção, esta que nos serve como espelho que revela nossos hábitos culturais em luz, som e imagens.

São Luis Caleidoscópio
8min, 2000, Documentário

Um olhar apaixonado sobre a cidade de São Luís. Uma explosão de luz, cores e ritmos. Um filme impressionista marcado logo no início pelo ritmo hipnótico da matraca, passando pelo reggae, ladainha, tambor de crioula, pelos metais do boi de orquestra até desembocar no ritmo dolente e chorado do lelê de São Simão.

Um Vestido para Lia
15min, 2010, Ficção

Filmado em Marechal Deodoro, o curta lança um olhar sobre a cultura popular alagoana através dos folguedos e do cotidiano lagunar. Conta também com um elenco de atores alagoanos de primeira linha, como Diva Gonçalves, Ane Oliva, Bete Miranda e Naeliton Santos, além da participação especial do Mestre Benon e do Guerreiro Treme Terra.

Choveu e daí?
11min, 2002, Documentário

Um filme documentário sobre a experiência do Projeto Círculos que, apoiando-se na base da rica cultura popular do nordeste e socializando tecnologias, busca formas de vivência com o clima semi-árido, sujeito, secularmente, a longas estiagens que provocam o fenômeno da “seca”.

Caravana Cultural
6min, 2008, Documentário

Registro da Caravana Cultural da SECULT-AL.


Quem é Hermano Figueiredo?


Liderança do movimento cineclubista brasileiro, Hermano começou suas atividades organizando sessões de cinema de arte em 1970, no Recife/PE. Numa espécie de olho no olho, e corpo a corpo com o público, faz um trabalho político e performático que chama atenção para a necessidade de canais de difusão para o audiovisual brasileiro. Sua marca é exibir em suportes inusitados, onde expressa uma estética que interage, seduz platéias e provoca reflexão. Hermano também é diretor dos curtas São Luís Caleidoscópio, Choveu e Daí?, O que vale no Vale, A última feira, e dos médias-metragens Mirante Mercado, Calabar e Lá vem o Juvenal! Sua última realização foi a iniciação em ficção com o curta Um Vestido para Lia onde divide a direção com Regina Célia Barbosa.

Serviço

Agosto de Hermano Figueiredo - Filme de Quinta 

São Luís Caleidoscópio
Um Vestido para Lia
Choveu, e daí?
Caravana Cultural

Data: 18 de Agosto

Local: Anexo Music Bar, Avenida Menino Marcelo, 09, serraria (Início da Via Expressa)

Horário: 20h

Entrada Franca!

Mais informações:  3328-4812 / 8878-1465 




Nenhum comentário: